Palacete Elias Chaves - 1902

1902


Projetado pelo arquiteto Matheus Häusler entre 1896 e 1899, o Palacete Elias Chaves, atual Palácio dos Campos Elíseos, foi construído para ser a residência do cafeicultor e político Elias Antônio Pacheco e Chaves.

A fotografia, provavelmente de 1902 e registrada por Guilherme Gaensly, revela os detalhes arquitetônicos da imponente construção localizada na avenida Rio Branco.

Com quatro pavimentos distribuídos em uma área de quatro mil metros quadrados, o palacete foi inspirado no Castelo de Écouen, localizado na França.

A partir de 1915, deixou de ser conhecido como Palacete Elias Chaves para tornar-se oficialmente o Palácio dos Campos Elíseos, ao assumir a função de sede do governo estadual e residência oficial do governador de São Paulo.

Essa função foi transferida, em 1967, para o Palácio dos Bandeirantes, no bairro do Morumbi.

Em 1977, o edifício foi tombado como patrimônio pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

Atualmente, o palacete abriga o Centro Nacional de Referência em Empreendedorismo, Tecnologia e Economia Criativa do SEBRAE-SP e o Museu das Favelas.

Fontes: Acervo São Paulo Histórica / SP in Foco / Estadão / Veja São Paulo / Brasiliana Fotográfica / Biblioteca Nacional 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.