1902
Embora a Escola Normal da capital tenha sido criada em 1846, foi apenas em 1894 que passou a funcionar no edifício situado na praça da República.
Projetada pelo engenheiro Antônio Francisco de Paula Sousa em parceria com o arquiteto Ramos de Azevedo, a construção abrigava os cursos normais primário e secundário, voltados a formação de professores.
Em 1896, foi inaugurado o prédio do Jardim de Infância, que aparece nesta fotografia de 1902, feita por Guilherme Gaensly, e que funcionava como espaço de estágio para os futuros docentes.
O ensino primário era voltado para meninos e dirigido pela professora Miss Browne.
Na década de 1970, a instituição foi transferida para o bairro da Aclimação.
Já o prédio do Jardim de Infância foi demolido em 1939 para a abertura da rua São Luís, que hoje liga a praça da República à rua da Consolação.
Entre alguns dos notáveis estudantes da Escola Normal estão: Sérgio Buarque de Hollanda, Mário de Andrade, Lygia Fagundes Telles, Cecília Meireles, Francisco Matarazzo, Oswald de Andrade, entre outros.
Acervo: São Paulo Histórica / Laboratório de Ensino e Material Didático da USP / Escola Estadual Caetano de Campos / Brasiliana Fotográfica / Biblioteca Nacional
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.