1970

Localizada no bairro da Luz, a Igreja de São Cristóvão tem suas origens em 1853, quando se iniciou a construção do edifício destinado ao Seminário da Imaculada Conceição (então no bairro do Guaré). A capela foi inaugurada em novembro de 1856, embora parte das obras só tenha sido concluída posteriormente.
Foi somente em 1940 que se constituiu a Paróquia de São Cristóvão, marco institucional que formalizou a comunidade paroquial ligada à igreja.
Nesta fotografia da década de 1970, é possível observar a arquitetura da igreja e do conjunto seminarístico, que se estendia pela quadra situada entre a avenida Tiradentes e a rua Vinte e Cinco de Janeiro, com edificações voltadas também para a rua São Caetano. A capela situa-se, hoje como então, na esquina da rua Vinte e Cinco de Janeiro com a avenida Tiradentes.
Em 1982, após o desabamento de parte da parede lateral, o imóvel foi tombado pelo CONDEPHAAT (Resolução SC nº 56/82, processo nº 22078/82, tombamento em 13 de maio de 1982) e, a partir desse tombamento, iniciou-se o processo de conservação/restauro do conjunto, com início dos trabalhos oficiais em junho de 1982.
Posteriormente, a igreja foi restaurada e reinaugurada no início do século XXI.
Fontes: Acervo São Paulo Histórica / Paróquia São Cristóvão / São Paulo antiga em imagens / Silvana Miele / Francisco de Almeida Lopes
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.