1951

Localizada no centro histórico de São Paulo, a Praça do Patriarca reflete as sucessivas transformações urbanas e simbólicas da cidade.
Seu nome homenageia José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência, e remete ao ideal republicano de uma cidade moderna, laica e cívica.
O local começou a se consolidar a partir da década de 1910, durante o processo de remodelação do centro paulistano que levou à abertura de novos espaços entre as ruas São Bento e Líbero Badaró (então rua da Quitanda). A nomeação oficial como Praça do Patriarca ocorreu em 1922, no contexto das comemorações do centenário da Independência do Brasil.
Desde sua formação, a praça funcionou como ponto de transição entre o chamado “triângulo histórico”, formado pelas ruas Direita, São Bento e Quinze de Novembro, e as novas avenidas que acompanharam o crescimento da capital.
Esta fotografia de 1951 registra uma das configurações assumidas pela praça antes das remodelações posteriores, incluindo as intervenções urbanísticas das décadas finais do século XX e início do XXI.
Fontes: Acervo São Paulo Histórica / Fórum Patrimônio / Monumentos / São Paulo antiga em imagens / Ivo Aparecido Inácio
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.