Rua XV de Novembro - 1902

1902


Antes de ser conhecida como rua XV de Novembro, em referência à Proclamação da República, essa via teve três outras denominações ao longo dos anos.

Inicialmente, no século XVII, era documentada como rua de Manuel Paes de Linhares, homenageando esse proprietário, e dividia as propriedades de duas famílias da cidade, a de João Ribeiro e a de Rufino de Moraes. 

Mais tarde, no século XVIII, passou a ser conhecida como rua do Rosário (ou rua do Rosário dos Pretos), em função de sua proximidade com a igreja do Rosário e o Largo da Sé. 

Em 1846, após a visita da família imperial, a via recebeu o nome de rua da Imperatriz; essa denominação perdurou até a Proclamação da República, em 1889. 

Nesta imagem de 1902, atribuída ao fotógrafo Guilherme Gaensly, vemos a recém-nomeada rua XV de Novembro, já compondo sua paisagem com prédios de porte, cafés, casas de modas, joalherias e diversos bens de consumo. Outro elemento bastante presente na via eram os bondes elétricos, importantes meios de transporte na região.

Fontes: Acervo São Paulo Histórica / Garoa Histórica / Arquivo Nacional / Brasiliana Fotográfica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.