1940

Esta fotografia, provavelmente da década de 1940, destaca o caminhão da Fábrica de Doces Bela Vita.
Criada pelo italiano Nicola Infante em 1915, a fábrica, além de homenagear o bairro em que se situava, também foi precursora na produção de biscoitos na região.
O transporte dos produtos era feito inicialmente por meio de carroças e, somente na década de 1940, os furgões verdes da empresa se tornaram conhecidos.
Ainda na década de 1930, um dos vendedores, o português Joaquim Maria de Almeida, uniu-se a dois companheiros para adquirir a fábrica em 1938, tornando-se único proprietário em 1968.
Na década de 1940, a empresa deixou o bairro da Bela Vista para se instalar no Canindé, embora o nome tenha sido mantido nos produtos.
Foi nesse período que os furgões verdes, como o da fotografia, passaram a ser utilizados para distribuição e venda dos produtos.
Sabe-se que a empresa financiava os automóveis e os oferecia aos funcionários, que os pagavam por meio do próprio trabalho. Essa prática permitia a divulgação da marca e uma distribuição mais orgânica dos produtos Bela Vista.
O modelo se manteve até 1980, quando a frota foi profissionalizada, substituindo-se os furgões por caminhões com a marca de biscoitos salgados Tuc’s, e, posteriormente, toda a produção e distribuição foram terceirizadas.
Fontes: Acervo São Paulo Histórica / São Paulo in foco / Economia Uol / São Paulo antiga em imagens / Nildo Ira
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.