1930

Fundada em 16 de abril de 1931, a Frente Negra Brasileira surgiu como uma associação para defender os direitos da população negra e protegê-la dos preconceitos experienciados.
Localizada inicialmente no Palacete Santa Helena, na praça da Sé, mudou-se para uma casa maior na rua da Liberdade, haja vista o grande número de participantes.
Nesta fotografia da década de 1930, período de atuação da Frente, vê-se a Banda Musical composta por membros da FNB, que, além do desenvolvimento de ações reivindicatórias, também promovia educação para os afiliados, assistência jurídica, médica, um clube de futebol e outras atividades culturais.
Foi durante o Estado Novo, por determinação do fim de partidos políticos e determinadas organizações, que a Frente Negra Brasileira teve seu fim.
Fontes: Acervo São Paulo Histórica / Folha de São Paulo / Petrônio Domingos / Brasiliana Fotográfica / Biblioteca Nacional
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.