Giuseppe Martinelli - década de 1920

1920


Nascido na cidade de Lucca, Itália, em 1870, Temistocle Alcibiade Giuseppe Martinelli desembarcou no Brasil em 1893 com o ofício de açougueiro.

Com o advento da Primeira Guerra Mundial, viu a oportunidade de criar uma empresa de navegação para o transporte de produtos agrícolas. 

Com o crescimento do seu capital e de sua relevância para São Paulo, decidiu, em 1924, iniciar a construção do Edifício Martinelli, que, com 30 andares, se tornou durante algum tempo o maior arranha-céu da América Latina.

Junto de sua família, mudou-se para os últimos cinco andares do edifício em 1929. 

Contudo, em 1934, por conta dos altos custos da construção da edificação, teve de vendê-la para o governo italiano, que, em 1943, perdeu o direito de propriedade em função da entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

Ainda assim, mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro, onde possuía uma série de prédios e outras posses.

Sua obsessão com a construção foi tanta que chegou a assumir o projeto, bem como esteve lado a lado dos trabalhadores braçais.

Faleceu em 1946 no Rio de Janeiro, onde foi enterrado.

Fontes: Acervo São Paulo Histórica / Edifício Martinelli 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.