1880

Filho do Barão de Itu, Bento Paes de Barros, e de Leonarda Aguiar de Barros, Raphael Aguiar Paes de Barros nasceu em 28 de dezembro de 1835.
Formou-se em Direito na Faculdade de São Paulo em 1858, pouco tempo antes de mudar-se para a Europa, por decisão paterna.
À época, já casado com Francisca de Azevedo Barros, teve dezesseis filhos e apaixonou-se pelo turfe, esporte a cavalo comum na Inglaterra.
Ao retornar ao Brasil em 1875, fundou, com amigos e familiares, o Hipódromo Paulista, que se tornaria, mais adiante, em 1941, o Jockey Club de São Paulo.
Em paralelo ao esporte bretão, Raphael de Barros também defendia o abolicionismo e pertencia ao Partido Republicano Paulista, elegendo-se vereador em determinada ocasião.
Foi diretor do Museu Provincial, provedor da Santa Casa de Misericórdia e fundador da empresa responsável por canalizar a Cantareira.
Faleceu em março de 1889, sendo sepultado no Cemitério da Consolação.
Fontes: Acervo São Paulo Histórica / Family Search
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.