Mercadinho da avenida São João - década de 1900

1900


Antes de receber a denominação de avenida São João, essa importante via paulistana era conhecida apenas como rua São João. Sua origem remonta a 1651, quando Henrique da Cunha Gago e Cristóvão da Cunha solicitaram à Câmara Municipal a concessão de terrenos na área situada entre os ribeirões Anhangabaú e Yacuba.

A atual designação homenageia São João Batista, tradicionalmente associado, no catolicismo, à proteção das águas, e consolidou-se, em um primeiro momento, de modo informal.

O nome passou a constar nos registros oficiais a partir de 28 de novembro de 1865, quando o vereador Malaquias Rogério de Salles Guerra propôs a denominação “Ladeira de São João”.

Esta fotografia da década de 1900, além de registrar a circulação dos bondes, evidencia também a presença do Mercado da rua São João.

O registro foi realizado de um ponto próximo à rua Formosa, em direção à Praça Antônio Prado, em local correspondente ao que hoje é a Praça do Correio. Sabe-se que o mercado foi demolido entre 1915 e 1917, em razão da remodelação da via.

Posteriormente, o logradouro foi elevado à categoria de rua e, a partir de 1916, passou a ser denominado avenida São João. Entre 1910 e 1937, diversas intervenções foram realizadas, incluindo reformas, alargamentos e prolongamentos.

Fontes: Acervo São Paulo Histórica / Sampa Histórica / Biblioteca Nacional / Brasiliana Fotográfica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.