1937
Uma das famílias mais tradicionais de São Paulo é a família Matarazzo. Sua origem no Brasil está ligada a Francesco Matarazzo, imigrante italiano, nascido em 1854 na comuna de Castellabate.
Veio para o Brasil em 1881, trabalhando inicialmente como mascate e comerciante. Nove anos depois, fundou a empresa Matarazzo & Irmãos, que atuava no mercado de banha de porco.
No ano de 1892, houve a dissolução da sociedade e Francesco fundou a Companhia Matarazzo S.A.
A partir disso, sua lógica empresarial era criar uma cadeia de dependência, uma vez que adquiriu um moinho em 1898 e precisava embalar o trigo, o que o levou a montar uma tecelagem. Com a sobra da semente de algodão, passou a ter uma refinaria de óleo e assim sucessivamente. Fechando um círculo comercial.
Seu falecimento ocorreu em 10 de dezembro de 1937, na capital, sendo considerado, à época, o homem mais rico do país. Embora não fosse nobre, seus filhos casaram com membros da nobreza italiana, e o patriarca recebeu o título nobiliárquico de Conde, pelas mãos do rei Vítor Emanuel III de Itália.
Foi casado com Filomena Sansivieri com quem teve 13 filhos.
Fontes: Acervo São Paulo Histórica / My Heritage / Hoje na História
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.