Parque Villa Lobos - 1989

1989


A região onde se localiza o Parque Estadual Villa Lobos nem sempre foi arborizada e frequentada pela população local. Até 1989, a localidade funcionava como um depósito de lixo da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (CEAGESP), assim como recebia o que era retirado do rio Pinheiros e entulhos da construção civil.

O parque foi projetado em 1987, pelo arquiteto Décio Tozzi. O intuito era homenagear o centenário de nascimento do maestro Heitor Villa Lobos, mediante um local moderno com cerca de 732 metros quadrados de área.

Como vemos nessa fotografia, em 1989 iniciou-se a implementação do parque pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica, que inicialmente fez a retirada dos entulhos e a canalização do córrego Boaçava.

A recuperação do terreno se deu, sobretudo, com o plantio de árvores nativas e mudas arbóreas. Esse procedimento vem ocorrendo desde a criação do parque, como previsto pelos Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental. Desde 2004, cabe à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo a gestão do local.

Fontes: Acervo São Paulo Histórica / Biblioteca Parque Villa Lobos / Parque Villa Lobos

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.