1920

Patrícia Rehder Galvão, conhecida como Pagu, nasceu em São João da Boa Vista, São Paulo, em 9 de junho de 1910. Filha de Thiers Galvão de França e Adélia Rehder, iniciou cedo seus estudos em literatura e arte dramática.
Aos 18 anos, aproximou-se do movimento modernista, tendo um de seus desenhos publicado na Revista de Antropofagia. Em 1930, casou-se com Oswald de Andrade e adotou o pseudônimo “Pagu”.
Em 1931, ingressou no Partido Comunista Brasileiro. Dois anos depois, publicou o romance Parque Industrial, considerado o primeiro romance brasileiro a ter operários como protagonistas. Devido à militância política, foi presa de 1935 a 1940, período marcado por torturas e problemas de saúde.
Após a libertação, separou-se de Oswald e casou-se com o jornalista Geraldo Ferraz, com quem escreveu A Famosa Revista e atuou em jornais, realizando traduções e crônicas.
Pagu faleceu em Santos, São Paulo, em 12 de dezembro de 1962.
Fontes: Acervo São Paulo Histórica / Enciclopédia Itaú Cultural / Pagu: A Mulher do Século XX – Denise Bottmann / A Tribuna
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.