Belvedere Trianon e Túnel Nove de Julho - 1940

1940


O Belvedere Trianon foi um belvedere localizado na avenida Paulista, onde hoje se encontra o Museu de Arte de São Paulo (MASP).

Projetado por Ramos de Azevedo e inaugurado pelo governador do estado Altino Arantes em 1916, dele se tinha uma ampla visão do Vale do Anhangabaú.

O local tornou-se ponto de encontro da elite paulistana, juntamente com o Parque Trianon, situado em frente.

Nesta fotografia de 1940, é possível observar a estrutura original do Belvedere e do Túnel Nove de Julho.

O túnel foi projetado em 1928; contudo, em razão da Revolução de 1930, as obras foram interrompidas. A retomada ocorreu em 1935, e a inauguração se deu em 1938, com a presença do presidente Getúlio Vargas e do governador Adherbal de Barros.

A extensão do túnel sob a Avenida Paulista é de 450 metros, e o mirante sobre o túnel permaneceu pouco utilizado por mais de sete décadas, até ser passado para a iniciativa privada, tornando-se um ponto turístico.

O Belvedere foi demolido em 1951 para dar lugar a um pavilhão que sediou a primeira edição da Bienal Internacional de São Paulo. Em 1968, foi inaugurado no local o prédio do MASP.

Fontes: Acervo São Paulo Histórica / Acervo do Estadão / São Paulo in foco / Memória Paulista - Fotos antigas de São Paulo e suas cidades / Wilson Faneco

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.