1886

Nascida em 1838, Dona Antônia de Aguiar Barros, conhecida como Marquesa de Itu, foi uma das figuras mais influentes da aristocracia cafeicultora de São Paulo.
Filha do fazendeiro Antônio Pais de Barros, primeiro barão de Piracicaba, Antônia casou-se com seu primo Antônio de Aguiar Barros, 1º Marquês de Itu, consolidando ainda mais sua posição na elite paulista.
Sem filhos, a Marquesa dedicou sua vida à filantropia, especialmente voltada para mulheres e crianças.
Foi uma das principais financiadoras de orfanatos femininos administrados pelas Irmãs de São José de Chambéry e apoiou hospitais que atendiam à população pobre de São Paulo.
Em 1884, durante a visita da Princesa Isabel à capital, ela a recebeu para conhecer o Hospital da Santa Casa, instituição à qual contribuiu generosamente.
Mesmo vivendo em Itu, uma região marcada pela escravidão, Antônia e seu marido alforriaram todos os escravos de suas fazendas em 1883.
Seu retrato, pintado por Almeida Júnior em 1886, hoje integra o Salão dos Benfeitores da Santa Casa de São Paulo, símbolo de seu legado social e cultural.
Fontes: Acervo São Paulo Histórica / Brazil Imperial / Picryl
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.