Armando Álvares Penteado - década de 1920

1920


Nascido em 31 de outubro de 1884, na cidade de Santa Cruz das Palmeiras, o cafeicultor e empresário Armando Álvares Penteado foi uma das figuras mais relevantes da primeira metade do século XX.

Seu pai, Antônio Álvares Leite Penteado, foi outorgado conde pelo Papa ainda no século XIX e foi um dos primeiros cafeicultores a abandonar a mão de obra escrava, inicialmente convidando imigrantes e, posteriormente, utilizando máquinas agrícolas. 

Além da produção cafeeira, possuía uma indústria têxtil e demonstrava interesse cultural, elementos que transmitiu ao filho, Armando.

A partir da família Álvares Penteado possibilitou-se a construção da Escola de Comércio Álvares Penteado, localizada no Largo São Francisco.

Além de empresário e cafeicultor, Armando era arquiteto formado pela Escola Politécnica de São Paulo e artista, o que favoreceu tanto a consolidação de seu patrimônio imobiliário quanto o acesso a feiras culturais em São Paulo e Paris.

Essa aproximação também possibilitou a doação da Vila Penteado, residência da família, para a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo.

Como não deixou herdeiros, mesmo sendo casado, optou por destinar seus bens a uma fundação dedicada à pintura, escultura, decoração e arquitetura.

Contudo, com seu falecimento em 27 de janeiro de 1947, não pôde ver a realização desses planos, que foram posteriormente consolidados na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).

Fontes: Acervo São Paulo Histórica / Cemitério da Consolação / O explorador 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.