1953
Construído entre os anos de 1920 e 1953, o Monumento às Bandeiras foi encomendado por membros do Partido Republicano Paulista, que tinha à sua frente o presidente do Estado de São Paulo, Washington Luís. O intuito era gerar um sentimento de identidade, sobretudo em decorrência do centenário de independência comemorado em 1922.
Para tanto, foi criada uma comissão de avaliação das candidaturas, priorizando aquelas que valorizassem o espírito “bandeirante” da cidade.
Coube aos intelectuais Menotti Del Picchia, Oswald de Andrade e Monteiro Lobato cumprirem essa missão, escolhendo o projeto de Victor Brecheret.
Contudo, o projeto ficou arquivado por cerca de 16 anos, sendo retomado pelo governador Armando Salles de Oliveira, novamente para valorizar o povo paulista, uma vez que em 1932 tinha sido vencido na Revolução Constitucionalista.
Esta fotografia, publicada pelo jornal A Gazeta, mostra o dia da inauguração do monumento, em 26 de janeiro de 1953. É possível ver que a população paulistana compareceu em peso neste grande dia.
Fontes: Acervo São Paulo Histórica / Jornal A Gazeta / Artigo “O sentido político do Monumento às Bandeiras, São Paulo” / Rodrigo Ramos Hospodar Felippe Valverde
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.