1902

Junto ao portão principal, o Necrotério do Cemitério da Consolação também foi construído pelo engenheiro e arquiteto Ramos de Azevedo.
Nesta fotografia de 1902, feita na mesma ocasião que o portão, pelo fotógrafo Otto Rudolf Quaas, é possível ver como o cemitério estava preenchido por elementos de grande valor arquitetônico e artístico, como se nota na estrutura do necrotério.
Fundado em 10 de julho de 1858 e inaugurado em 15 de agosto, o Cemitério da Consolação possui uma área de cerca de 76 mil m².
Os primeiros sepultamentos foram oriundos da epidemia de varíola ocorrida no mesmo ano e chegaram a enterrar pessoas escravizadas e em situação de vulnerabilidade social.
Com a criação de outros cemitérios na capital, a Consolação passou a ser o local de sepultamento das famílias abastadas.
Fontes: Acervo São Paulo Histórica / Cemitério da Consolação / Cemitérios de São Paulo / Brasiliana Fotográfica / Biblioteca Nacional
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.