1906
Com cerca de dois quilômetros de extensão, a avenida Tiradentes liga a avenida Prestes Maia à praça Armênia, atravessando os bairros da Luz, Bom Retiro e Ponte Pequena.
Criada durante a gestão do primeiro prefeito de São Paulo, Antônio Prado (1899–1911), a avenida concentra importantes marcos da cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Museu de Arte Sacra, o Arco do antigo Presídio Tiradentes, o Parque da Luz e a antiga sede da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Antes de sua reestruturação na gestão de Prado, a via era conhecida como Estrada Real de Guarepe, em referência ao rio que corria nas proximidades.
Na fotografia de 1906, feita por Fréderic Manuel, já se percebe o traçado urbano idealizado por Antônio Prado: avenidas largas, com generosas áreas verdes, refletindo um novo modelo de modernização para a capital paulista.
Fontes: Acervo São Paulo Histórica / Prefeitura de São Paulo / Brasiliana Fotográfica / Biblioteca Nacional
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.