A edificação do Theatro Municipal de São Paulo data do início do século XX. Após o incêndio do Theatro São José, a Câmara determinou a criação de uma casa de espetáculos que reproduzisse o mais elegante possível conforme a cultura europeia.
Sendo assim, sua construção iniciou em 1903, embora só em 1911 tenha sido concluída.
Sua inauguração é datada de 12 de setembro de 1911, com a leitura de trechos da obra de Carlos Gomes, O Guarani, seguido da ópera Hamlet.
O Municipal também foi palco da Semana de Arte Moderna de 1922, data desta fotografia, em que intelectuais e artistas brasileiros passaram a reivindicar uma nova identidade e a valorização da cultura brasileira.
Ao todo, o espaço passou por três grandes reformas, em 1954, criando pavimentos para camarins e instalando um órgão, a segunda entre 1986 e 1991. E, por fim, antes de seu centenário, em 2011, teve todo o seu edifício restaurado.
Hoje em dia o Theatro Municipal compõe um complexo cultural que abarca os seguintes grupos: Orquestra Sinfônica Municipal, Orquestra Experimental de Repertório, Balé da Cidade de São Paulo, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Coral Lírico, Coral Paulistano e as Escolas de Dança e de Música de São Paulo, além de Museu próprio.
Fontes: Acervo São Paulo Histórica / São Paulo in Foco