2012

Nascido em junho de 1928, Antônio Ermírio de Moraes foi empresário, engenheiro e industrial brasileiro, além de presidente e membro do conselho de administração do Grupo Votorantim, um dos maiores conglomerados do país.
Filho do engenheiro pernambucano José Ermírio de Moraes e de Helena Rodrigues Pereira, estudou no tradicional Colégio Rio Branco, na cidade de São Paulo.
Em 1949, formou-se em engenharia metalúrgica pela Colorado School of Mines, mesma instituição em que seu pai também havia estudado. Em 1953, casou-se com Maria Regina, com quem teve nove filhos.
Além da atuação empresarial, aventurou-se na política: em 1986, candidatou-se ao governo do estado de São Paulo, mas foi derrotado por Orestes Quércia, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro.
Em 2001, afastou-se da administração do Grupo Votorantim, em razão de problemas de saúde que progressivamente o deixaram imobilizado.
Antônio Ermírio de Moraes faleceu na noite de 24 de agosto de 2014, em São Paulo, aos 86 anos, vítima de insuficiência cardíaca, deixando uma trajetória marcante na indústria brasileira.
Esta fotografia de 2012 foi feita a propósito da entrevista concedida para a Revista Exame.
Fontes: Acervo São Paulo Histórica / Uol Notícias / Revista Exame / Info Money
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.