1986

O Grêmio Recreativo Cultural e Social Escola de Samba Vai-Vai foi fundado em 1º de janeiro de 1930 e, desde então, tornou-se uma das principais escolas de samba da capital paulista.
Sua origem remonta à década de 1910, quando o grupo ainda estava ligado ao território do Saracura, no bairro do Bixiga, região marcada pela presença da população negra às margens do antigo rio Saracura. Ali, entre rodas de choro e batuques de matriz africana, consolidou-se uma tradição carnavalesca que daria origem ao cordão Vai-Vai.
Com sua afirmação no choro e no carnaval paulistano, o grupo adotou as cores preto e branco e escolheu como símbolo os ramos de café, referência à produção paulista e à identidade do estado.
Foi apenas em 1972 que passou a adotar oficialmente a nomenclatura “Grêmio Recreativo Cultural e Social Escola de Samba Vai-Vai”, acompanhando o processo de institucionalização das escolas de samba em São Paulo.
Nesta fotografia de 1930, vemos um dos primeiros ensaios do Vai-Vai pelas ruas do Bixiga, quando uma grande multidão já acompanhava aquela que se tornaria uma das mais tradicionais agremiações do carnaval paulistano.
Fontes: Acervo São Paulo Histórica / Grêmio Recreativo Cultural e Social Escola de Samba Vai-Vai / São Paulo antiga em imagens / Valmir Almeida
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.