1917

Nesta fotografia de 1917, vemos o clássico grupo de pierrôs e colombinas promovido por Freitas Valle. No momento do registro, os participantes encontravam-se na Villa Kyrial, localizada na Vila Madalena.
Inspirado nos carnavais europeus de Veneza e Nice, o corso paulistano do início do século XX evocava um universo de arlequins, pierrôs e colombinas, realizando-se inicialmente no encontro das ruas Direita, XV de Novembro e São Bento.
Ao longo da primeira década do século, a Avenida Paulista, inaugurada em 1891 com três vias carroçáveis, consolidava-se como a artéria elegante da futura metrópole. Durante a gestão do conselheiro Antônio Prado, em 1908, passou por importantes melhorias, como novo calçamento e passeios mais largos.
A partir de 1911, o corso foi transferido para a Paulista, alcançando seu auge em 1915, quando a via foi asfaltada. Entre quatro da tarde e dez da noite, o desfile avançava lentamente em mão dupla, da Praça Osvaldo Cruz até o final da avenida.
Fontes: Acervo São Paulo Histórica / Jornal GGN / Luis Nassif / São Paulo antiga em imagens / Luis Marcos Orlandin
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.