1940

Localizado entre o Centro Histórico de São Paulo e o bairro do Brás, o Parque Dom Pedro II é um dos espaços que mais sofreu transformações desde sua origem.
Inaugurado em 1922, foi idealizado para lidar com as cheias do rio Tamanduateí, uma vez que a região se caracterizava como uma área de várzea, o que exigiu sucessivas obras de retificação do curso do rio.
O projeto do parque foi elaborado pelo urbanista francês Joseph-Antoine Bouvard, que o concebeu como a principal área de lazer da cidade. A denominação Parque Dom Pedro II foi oficializada ainda em 1921.
O processo de degradação da região teve início na década de 1960, com a construção de viadutos, avenidas e terminais de ônibus, intensificando-se na década de 1970 com as obras do metrô.
Desde então, o parque vem sofrendo com o descaso do poder público e com a supressão de áreas verdes em nome de projetos viários e do chamado progresso urbano.
Nesta fotografia de 1940, observa-se o momento de auge do parque, com amplas áreas verdes e espaços de lazer, cercados por edificações que ainda se encontravam em processo de expansão.
Fontes: Acervo São Paulo Histórica / São Paulo in foco / Prefeitura de São Paulo / São Paulo Antiga
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.