Instituto Vacinogênico - década de 1900

1900


Criado em 1894, o Instituto Vacinogênico de São Paulo foi uma das instituições pioneiras na produção de vacinas na cidade.

Voltado principalmente ao combate à varíola, o Instituto funcionou até 1924. 

Em 1917, passou a integrar o Instituto Bacteriológico e, em 1925, deixou de existir, em razão da criação do Instituto Butantan como centro produtor de vacinas de forma centralizada.

Nesta fotografia de Otto Rudolf Quaas, do início da década de 1900, registra-se o antigo edifício do Instituto Vacinogênico, cujo projeto foi desenvolvido pelo Escritório Técnico do engenheiro e arquiteto Ramos de Azevedo.

A instituição localizava-se na rua Pires da Mota, no bairro do Cambuci, tendo posteriormente suas atividades e instalações transferidas para o bairro do Butantã.

Fontes: Acervo São Paulo Histórica / Museu da Vacina / Instituto Butantan / Biblioteca Nacional / Brasiliana Fotográfica / Instituto Moreira Salles

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.