1900

Assim como construções civis, algumas de caráter militar também foram projetadas e construídas pelo Escritório Técnico do Engenheiro e Arquiteto Ramos de Azevedo.
Entre elas estava o Quartel da Luz, construção que data do final do século XIX, mais precisamente entre 1886 e 1892, seguindo o estilo pós-napoleônico.
Localizado entre a avenida Tiradentes e a rua João Teodoro, sua edificação constitui um quadrilátero perfeito, com 84 metros de lado. O edifício também possui túneis subterrâneos que contornam seu perímetro, além de terem sido utilizados como passagem para outros quartéis e parques da região.
Quase cem anos após sua construção, tornou-se patrimônio cultural por meio do processo nº 15268/69 do CONDEPHAAT.
Esta fotografia de Otto Rudolf Quaas registra os primeiros anos de funcionamento do Quartel da Luz, ou Quartel do Corpo Policial Permanente, denominação pela qual também passou a ser conhecido.
Atualmente, abriga o 1° Batalhão de Choque “Tobias de Aguiar”, da Polícia Militar de São Paulo, e o Comando de Policiamento de Choque, responsável pelo grupo Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar – ROTA.
Fontes: Acervo São Paulo Histórica / Polícia Militar de São Paulo / Biblioteca Nacional / Brasiliana Fotográfica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.