1962

Nesta fotografia de novembro de 1962, vemos o tradicional Mappin decorado para as festividades de Natal.
Fundado em 1913, o Mappin já se destacava pela modernização do comércio varejista, e foi a partir das décadas de 1940 e 1950 que o Natal ganhou lugar de destaque em suas estratégias de publicidade.
A loja investia em vitrines temáticas, muitas vezes importando referências do varejo europeu e norte-americano, e transformando suas fachadas em cenários natalinos.
A partir dos anos 1960, o Mappin incorporou vitrines mecanizadas, com bonecos em movimento, anjos, renas, duendes, animais e trenós.
Essa estética atraía crianças e adultos e se tornou marca registrada da temporada. Ir ao Centro para “ver as vitrines do Mappin” era, para muitas famílias.
Essas vitrines eram montadas com semanas de antecedência e atraíam longas filas, especialmente na unidade da Praça Ramos de Azevedo, em frente ao Theatro Municipal de São Paulo.
Fontes: Acervo São Paulo Histórica / Acervo Histórico da Cidade de São Paulo / São Paulo antiga em imagens / Marcelo Mozart / Fotografia Folha de São Paulo
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.