Escola Prudente de Moraes - década de 1920

1920


A história dessa edificação, registrada provavelmente na década de 1920, tem início no Parque da Luz, criado em 1800 como o primeiro Jardim Botânico da cidade.

Décadas depois, em 1895, foi instalada no interior do parque a Escola Estadual Prudente de Moraes, localizada na esquina da Rua Ribeiro de Lima com a Avenida Tiradentes.

O projeto do amplo edifício ficou a cargo do Escritório Técnico de Ramos de Azevedo. Em 1940, após um incêndio, parte da construção da escola foi demolida. 

Somente nos anos 1950 o arquiteto modernista Hélio Duarte elaborou um novo projeto, reorganizando os espaços e preservando elementos remanescentes da edificação anterior. 

A Escola Prudente de Moraes permaneceu ali até 2015, quando foi transferida para um novo prédio no bairro do Bom Retiro.

Fontes: Acervo São Paulo Histórica / Arquivo Arq. / Pinacoteca de São Paulo / Biblioteca Nacional / Brasiliana Fotográfica / Biblioteca Digital Luso - Brasileira

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.