1906

Esta foto de 1906, feita por Frédéric Manuel, registra a Várzea do Carmo e a ponte sobre o rio Tamanduateí.
O rio Tamanduateí corta a Região Metropolitana de São Paulo e tem sua foz no rio Tietê, no bairro do Bom Retiro.
A bacia hidrográfica do rio totaliza 320 quilômetros quadrados, e sua extensão é de 35 quilômetros.
Entre as décadas de 1870 e 1880, o Tamanduateí figurava entre os principais espaços de lazer dos paulistanos. Ali se situava a chamada “Ilha dos Amores”, uma pequena ilhota ajardinada próxima do que hoje é a rua 25 de Março.
O local contava com quiosques que ofereciam bebidas e comidas, além de uma casa de banho e áreas destinadas ao descanso, compondo um ambiente de recreação para a cidade.
Até o início do século XX, o Tamanduateí também desempenhava papel central no transporte fluvial. Suas margens atendiam o Mercado Grande (ou Mercado Velho) e o Mercado dos Caipiras, instalados na antiga rua de Baixo, atual rua 25 de Março. Pelo rio, embarcações transportavam mercadorias e pessoas escravizadas até o pequeno porto situado na Ladeira Porto Geral.
Fontes: Acervo São Paulo Histórica / Centro de Memória da Unicamp / SP in foco / Folha de Sâo Paulo / Biblioteca Nacional / Brasiliana Fotográfica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.