1961

Nascido em Campo Grande (Mato Grosso do Sul) em 25 de janeiro de 1917, Jânio da Silva Quadros fez de São Paulo, sua companheira de aniversário, sua residência.
Além de presidente do Brasil em 1961, data deste registro fotográfico, Jânio já havia sido vereador, duas vezes prefeito da capital paulista e governador de São Paulo.
Criado em Curitiba, Paraná, foi para São Paulo estudar no Colégio Marista Arquidiocesano.
Depois cursou Direito na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, além de ter sido professor de Geografia no Colégio Dante Alighieri e no Colégio Vera Cruz, sendo considerado um excelente docente em ambas as instituições.
Mais tarde, lecionou Direito Processual Penal na Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Foi eleito presidente em 3 de outubro de 1960, pela coligação PTN–PDC–UDN–PR–PL, para o mandato de 1961 a 1965, tendo ao seu lado o vice-presidente eleito João Goulart. Em 25 de agosto de 1961, assinou sua renúncia à Presidência.
Teve seus direitos políticos cassados pela ditadura militar e os recuperou durante o processo de abertura política na década de 1970.
Voltou aos cargos públicos em 1986, tendo sido eleito pela segunda vez prefeito da capital paulista.
Faleceu em São Paulo, no dia 16 de fevereiro de 1992, após ser internado no Hospital Israelita Albert Einstein.
Fontes: Acervo São Paulo Histórica / Presidência da República / CPDOC - FGV / Governo de São Paulo / Governo Federal
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.