Igreja Presbiteriana - 1966

1966


As origens da Igreja Presbiteriana Independente da rua Nestor Pestana remontam à vinda dos primeiros missionários dessa denominação ao Brasil.

O primeiro missionário presbiteriano a chegar ao país foi o Rev. Ashbel Green Simonton. Ele desembarcou no Rio de Janeiro em 1859 e, em 12 de janeiro de 1862, organizou a Primeira Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro. 

Em 1863, seu cunhado, o Rev. Alexander Latimer Blackford, também veio ao Brasil e estabeleceu-se em São Paulo. Foi Blackford quem organizou, em 5 de março de 1865, a Primeira Igreja Presbiteriana de São Paulo (ainda sem o qualificativo “Independente”). 

Simonton e Blackford foram enviados ao país pelo Board of Foreign Missions, sediado em Nova Iorque, Estados Unidos. 

Durante 38 anos, a Primeira Igreja atuou na expansão do evangelho e do presbiterianismo na cidade de São Paulo. Nesse intervalo, tornou-se o núcleo a partir do qual se formariam a Universidade Mackenzie, a Associação Cristã de Moços (ACM), o Hospital Samaritano, a Associação Evangélica Beneficente (AEB) e o Seminário Teológico de São Paulo.

Em 1903, seu pastor, o Rev. Eduardo Carlos Pereira, juntamente com outros sete pastores e quinze presbíteros, conduziu o processo que resultou na separação entre a igreja brasileira e as missões norte-americanas.

Em 31 de julho daquele ano, a defesa da autonomia do presbiterianismo nacional e o debate em torno da questão maçônica levaram ao surgimento da Primeira Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo, que se tornaria a igreja matriz da denominação Presbiteriana Independente do Brasil. 

Nesta fotografia de 1966, observa-se a fachada da igreja, localizada no bairro da Consolação.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Catedral Online / Catedral Evangélica de São Paulo / São Paulo antiga em imagens / Rob Bruk

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.