1939

A Capela dos Aflitos é um dos mais antigos templos católicos da cidade de São Paulo e um dos poucos marcos remanescentes do período colonial paulistano. Localiza-se no bairro da Liberdade, região que, no século XVIII, abrigava o antigo Campo da Forca, local de execuções públicas de pessoas escravizadas e condenadas.
A construção teve início por volta de 1775, com o objetivo de oferecer um espaço de oração próximo ao cemitério dos Aflitos, criado para sepultar pessoas pobres, escravizadas, indígenas e condenadas à morte, todas proibidas de serem enterradas nas igrejas do centro da cidade. O pequeno templo foi dedicado a Nossa Senhora dos Aflitos, invocada como protetora das almas que sofrem e símbolo de consolo espiritual em meio às adversidades.
No século XIX, o entorno passou a ser ocupado por imigrantes portugueses, que mantiveram a tradição religiosa e contribuíram para a preservação do edifício. Mais tarde, no século XX, a região recebeu imigrantes japoneses, que também ajudaram a preservar a capela e sua tradição. Apesar de ter sido ofuscada pelas grandes transformações urbanas da Liberdade e quase esquecida entre edifícios e estacionamentos, a Capela dos Aflitos resistiu.
Esta fotografia, de 1939, registra a fachada da capela original, atualmente bastante modificada.
Fontes: Acervo São Paulo Histórica / Arquidiocese de São Paulo / São Paulo antigo em imagens / Stos Sbr Snebur
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.