1925

Nascido no Rio de Janeiro em 1888, Goffredo Teixeira da Silva Teles teve destacada atuação política e intelectual na cidade de São Paulo, onde construiu grande parte de sua trajetória pública.
Advogado, escritor e político, formou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo. Iniciou sua carreira política como vereador e, em 1932, assumiu a Prefeitura da capital paulista.
Foi durante sua gestão que se desencadeou a Revolução Constitucionalista de 1932. Com a derrota do movimento, Goffredo Teixeira da Silva Teles foi forçado ao exílio, estabelecendo-se temporariamente na França.
Além da vida política, teve atuação relevante no campo cultural e institucional. É creditado como idealizador do Parque do Ibirapuera e integrou o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e a Associação de Estudos Filológicos.
Foi também presidente de honra da Academia Paulista de Letras, do Ateneu Paulista de História, da Sociedade de Amigos da Cidade e do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.
Era casado com Carolina Penteado da Silva Teles, filha de Inácio Leite Penteado e de Olívia Guedes Penteado. O casal teve cinco filhos, entre eles Goffredo da Silva Teles Junior e Ignácio da Silva Teles.
Faleceu em 1980, aos 92 anos, na cidade de São Paulo, que o acolheu e marcou de forma decisiva sua vida pública e intelectual.
Fontes: Acervo São Paulo Histórica / CPDOC -FGV / Academia Paulista de Letras
1932
Nascido no Rio de Janeiro em 1888, Goffredo Teixeira da Silva Teles teve destacada atuação política e intelectual na cidade de São Paulo, onde construiu grande parte de sua trajetória pública.Advogado, escritor e político, formou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo. Iniciou sua carreira política como vereador e, [...] Leia mais
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.