1922

Nascida em 4 de agosto de 1903, na cidade de São Paulo, Thereza de Marzo foi a primeira aviadora brevetada do Brasil.
Brevê ou brevete é o documento que concede ao seu titular a permissão para pilotar aviões, podendo ser emitido tanto na esfera civil quanto na militar, conforme as categorias.
No caso de Thereza de Marzo, seu brevete era o de número 76, outorgado e reconhecido pelo Aeroclube do Brasil e pela Federação Aeronáutica Internacional em 1922. Sua carteira foi emitida em 8 de abril daquele ano e, no ano seguinte, ela inaugurou o campo de aviação denominado Ypiranga.
Em 1926, casou-se com o também piloto Fritz Roesler, que havia sido seu instrutor de voo e a auxiliara na obtenção do campo de aviação. Após o matrimônio, contudo, Roesler a impediu de continuar voando, sob o argumento de que só poderia haver um piloto na família.
A união durou 45 anos, até o falecimento de Roesler em 1971. Thereza faleceu em 1986. Ambos foram sepultados no Cemitério do Araçá.
Entre suas condecorações estão: a Medalha de Pioneira da Aeronáutica, concedida pela Fundação Santos Dumont (1961); a Medalha de Mérito Aeronáutico, pelo Ministério da Aeronáutica (1976); e a Medalha de Ouro Santos Dumont – MG (1980).
Fontes: Acervo São Paulo Histórica / Edapa-Escola de Aviação
1922
Nascida em 4 de agosto de 1903, na cidade de São Paulo, Thereza de Marzo foi a primeira aviadora brevetada do Brasil.Brevê ou brevete é o documento que concede ao seu titular a permissão para pilotar aviões, podendo ser emitido tanto na esfera civil quanto na militar, conforme as categorias.No caso de Thereza de Marzo,[...] Leia mais
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.